Abaixo as fraldas descartáveis!

Será que estamos certos usando fraldas descartáveis em nossos bebês?

Ainda não sou mãe, mas tenho sobrinhos e troquei algumas fraldas na minha vida. Por esse motivo, vieram a minha cabeça 2 perguntas há alguns anos; quantas fraldas o bebê usa por dia?; Do que as fraldas são feitas?

Bom, vamos lá!

Em média um bebê usa 6 fraldas por dia, o que significa que até os dois anos esse mesmo bebê irá utilizar em média 6.000 fraldas. (bastante, né?!) E todas elas feitas de plástico (portanto, de petróleo) e papel (leia árvores). Para ser mais precisa, Fibras de Celulose e Polipropileno, Filmes de Polietileno e Polipropileno, Adesivos Termoplásticos, Fios Elásticos, Fragrância, Flocgel® (Poliacrilato de Sódio).  Uma mistura que chega a demorar 500 anos para se decompor e sumir na natureza.

Só no Reino Unido, segundo a revista inglesa, estima-se que mais de três bilhões dessas fraldas sejam jogadas no lixo todos os anos. Dá para imaginar o tamanho da montanha de fraldas que vai parar no aterro sanitário?

Ainda por cima, se pensarmos no conforto e saúde do bebê não usaríamos as fraldas descartáveis comuns, pois as mesmas causam alergias a pele do bebê, assaduras e os produtos químicos utilizados são altamente cancerígenos.

Além de todos estes problemas graves, as frequentes “dermatites da fralda“, devidas à humidade excessiva e prolongada e à falta de arejamento, sofreram um aumento com a crescente utilização das fraldas descartáveis. É que com a utilização de géis ultra absorventes, a segurança de que a criança não se vai sentir molhada, prolonga o tempo de mudança da fralda e, deste modo, o tempo de contato com a urina, e a capacidade de absorção destes polímeros pode ser prejudicial por retirar a humidade natural da pele.

Leiam mais em: http://www.resol.com.br/curiosidades/curiosidades2.php?id=1655

2 responses to this post.

  1. Posted by Carla on 14/09/2010 at 21:20

    É, mas fraldas de pano não cabe mais no dia a dia da mulher moderna, bom pensar que voltar a elas significa mais apuros para a mulher, sempre a carga para a mulher. DEviam inventar algo parecido que se decomponha na natureza. Concordo que prejudicam a natureza, mas só desoucpada ou quem tem grana para pagar uma ajudante para lavar as tais fraldas e passar e tudo mais… e ainda suportar os constantes xixis na roupa e ainda lavar toda a roupa a cada vez que o bebê faz xixi. Antigamente quando usava-se a fralda de pano, usava-se tb a chamada calça plástica. Mais durábvel ela até era, mas causava sérias irritações nos bebês, bem mais que hoje, acredite, ajudei a criar as minhas irmãs usando elas. E gastar água e energia adoidaada serve? E uma por mês tb ia para o lixo, pois se rasgam com facilidade. Então paremos de tanta fábula.

    Responder

    • Oi Carla, tudo bem?
      Você chegou ao ponto onde gostaria de chegar. Você então usaria uma fralda ecologicamente correta, descartável e biodegradável? (por um preço similar as tradicionais?)
      Acho que em breve teremos novidades a respeito, sei de um projeto que resolverá esse problema.

      Obrigada pelo seu comentário, e continue acompanhando nosso blog.

      abs,
      Adriana

      Responder

Deixe um comentário