As colunas de fumaça de Cherepovets, Rússia

Visão da fumaça espelida pela siderúrgica Severstal - foto: Elena Chinarina

Circulou em diversos sites essa semana um ensaio fotográfico mostrando as duras condições de vida em diversas cidades russas. As fotos abaixo são de Cherepovets, a maior cidade da província de Vologda, que fica a cerca de 8 horas de trem de Moscou. O principal motor da economia local é a siderúrgica Severstal, responsável pelas impressionantes colunas de fumaça em destaque nas imagens. A poluição que emite causa altos índices de câncer no nariz e garganta, problemas neurológicos, cardiovasculares, de tiróide; além de irritação crônica nos olhos e dores de cabeça, que afetam seus mais de 300 mil habitantes.

 

Um processo contra essa situação gerou uma sentença judicial exemplar. Em 1965, o governo russo decretou uma área de proteção sanitária em torno da usina de 1 km, prometendo ao mesmo tempo retirar todos os moradores que viviam dentro desse perímetro e realocá-los em outras lugares. O plano nunca foi à frente e, em 1995, Nadezhda Fadeyeva, já então com severos problemas de saúde causados pela poluição, acionou o governo, reinvindicando outra habitação. Nada aconteceu além de ser colocada em uma lista de espera.

Sua situação atraiu o interesse do European Human Rights Advocacy Center, sediado em Londres, que levou o caso a Corte Européia de Direitos Humanos. Essa, por sua vez, em 2005, deu ganho de causa à Nadezhda e ordenou que Federação Russa pagasse seus custos de realocação. De acordo com a Environmental Law Alliance Worldwide (ELAW), que deu consultoria jurídica à ação, “Esse caso facilitou futuras ações ao estabelecer que é um direito humano viver livre de poluição tóxica”.

 

Fonte: eco cidades

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: